"Jornal da Meia-Noite no caminho certo"
As audiências da primeira semana indicam que estamos no caminho certo", revela Ricardo Costa, director da SIC Notícias em relação ao rearranjo da informação do canal no horário nobre.
A saída de João Adelino Faria e de Maria João Avillez "obrigaram" a SIC Notícias a repensar alguns formatos informativos. Assim, Pedro Mourinho assumiu o comando do Jornal da Meia--Noite e Ana Lourenço ficou responsável pelo Dia D, o novo espaço de entrevista dos domingos à noite. A estreia, em que foi entrevistado Alberto João Jardim, registou 1,1% de rating, o equivalente a 48 300 espectadores, mais 19 100 do que Outras Conversas.
Na semana em que a SIC Notícias assinalou o seu 6.º aniversário arrancou o novo Jornal da Meia-Noite, "um formato diferente, mais dinâmico, em que se tenta dar mais notícias, mas de forma menos aprofundada", esclarece ao DN Ricardo Costa. Graficamente, este modelo, "foi inspirado na Fox News", mas não há intenção de "copiar". "Queremos é experimentar as tendências internacionais", justifica.
O Jornal das Nove, com Mário Crespo, e a Edição da Noite, com Ana Lourenço, servem para aprofundar os temas do dia com entrevistas, debates e com o painel de comentadores residentes da estação, "que não vai sofrer alterações", garante o director do canal. Já "o Jornal de Meia--Noite vai passar em revista tudo o que é informação do dia e põe os olhos no dia seguinte", resume.
"É um espaço de informação puro e duro", admite o protagonista do novo noticiário, Pedro Mourinho, reforçando a ideia de que este é um formato "muito em voga pelo mundo fora". "A televisão tem espaço para pôr muito mais do que um pivot e um cenário", refere, e é isso mesmo que a SIC Notícias quer aproveitar neste bloco informativo. "Usamos ao máximo o grafismo para complementar a informação", explica. O exemplo mais esclarecedor é a opção pelo uso do Google Earth, uma vez que auxilia o telespectador a ter "uma melhor percepção geográfica dos factos", confirma o jornalista. Em suma, todas as novidades adoptadas no Jornal da Meia--Noite têm, para Pedro Mourinho, a intenção de fazer deste "uma âncora informativa para todo o público da SIC Notícias, e não só".
Guerra de audiências
Os bons resultados do projecto vêm somar-se aos conseguidos em Dezembro passado (11,8%), ficando à frente do seu grande concorrente, o AXN, que obteve 10,7% de share. "A tendência mundial, ao nível do cabo, coloca o entretenimento em 1.º lugar das preferências dos telespectadores, seguido pelo desporto e pela programação infantil. Em Portugal, a informação ultrapassa-os e ganha", esclarece Ricardo Costa.